Boas Vindas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

1ª GINCANA CULTURAL com o tema: "Construindo saberes, através da cultura do município de São Fernando/RN".

No dia 04 de novembro de 2010 (quinta-feira), começando às 9 horas da manhã, será realizada a 1ª Gincana Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Francisco Rafael Fernandes, que tem por objetivo resgatar valores culturais do município de São Fernando/RN.
A Gincana será formada por 3 equipes que poderão ser representadas e reconhecidas por um nome, não podendo estar fora dos princípios educacionais. Os componentes das diversas equipes realizarão tarefas propostas em torno do tema e participarão de atividades de conhecimentos gerais e específicos, além de atividades solidárias e recreativas.
A 1ª Gincana Cultural envolverá as turmas do 6º ao 9º Ano "A" e "B", professores, funcionários e colaboradores da nossa escola. Na ocasião ocorrerá uma grande disputa entre as equipes. A competição é bastante salutar quando nos ensina valores como o RESPEITO às REGRAS, aos COLEGAS DE EQUIPE, aos ADVERSÁRIOS e à HIERARQUIA, além de ser uma excelente oportunidade para os alunos interagirem entre si e com os demais membros da nossa escola. Espera-se dos alunos que aprendam a tratar os adversários não como inimigos, mas como possíveis aliados. E que a competição sirva para estreitar as relações entre todos os que fazem parte da nossa escola e reforçar as relações já existentes.
Aguardem, pois em breve serão postadas as fotos da 1ª Gincana Cultural da Escola Municipal de Ens. Fund. Pe. Francisco Rafael Fernandes.

Trabalhos desenvolvidos por nossos alunos em sala de aula que abordaram o tema: RELIGIÃO.

Na sociedade moderna há um sentimento de INTOLERÂNCIA RELIGIOSA muito forte, mas que ultrapassa as fronteiras da RELIGIÃO, atingindo uma dimensão ainda maior. As religiões e as pessoas são sedentas por espaço. Homens e mulheres sacrificam a própria vida em nome de Ala. Cristãos perseguem cristãos somente para provar que existem várias versões de um mesmo Deus, mas que existe apenas uma VERDADE. Como se Deus coubesse num rótulo. Graças a essa cultura de intolerância religiosa predominante em nossa sociedade moderna a VIOLÊNCIA se torna cada dia mais uma realidade em nossas vidas. Temos que dar um basta nesse discurso barato de que eu estou "CERTO" e todo o resto está "ERRADO". Criaturas de Deus, nem Jesus Cristo ousou dizer a VERDADE a Pilatos. Isso se deve, em parte, ao fato de haver vária verdades, cada pessoa tem a sua. Não devemos impor o nosso ponto de vista aos outros como se ele fosse o único e verdadeiro. Devemos defender o nosso espaço sem invadir o espaço alheio e isso se configura num desafio muito maior do que a capacidade que as nossas mentes têm de encontrar soluções, pois as soluções só aparecerão com uma mudança de mentalidade, e toda mudança é muito complicada quando nos referimos ao SER HUMANO.
Quando todos respeitarem os espaços e as opiniões uns dos outros o mundo se tornará mais habitável e a convivência entre os povos e as religiões mais pacífica.
Deus não deseja segregar os povos, separando-os em Santos e Pecadores; Fiéis e Infiéis; Bons e Maus. Pelo contrário, Deus veio para UNIR, pois UNIDOS nós somos "TUDO", mas separados ou divididos nós somos "NADA". Jesus Cristo disse: "Não olheis os vossos pecados, mas a FÉ que anima a vossa Igreja". Quando pararmos de prestar atenção nos pecados uns dos outros e aprendermos a observar as VIRTUDES que cada um carrega dentro de si o mundo será muito melhor. Assim sendo, não devemos denunciar os pecados alheios, devemos reconhecer os nossos pecados e orar muito pela conversão de todos os pecadores.
Nesse sentido, a nossa escola  promove constantemente trabalhos visando esclarecer os nossos alunos da importância do convívio pacífico, harmônico e tolerante entre todas as religiões, colaborando para construir uma cultura religiosa baseada no RESPEITO às DIVERSIDADES existentes no Brasil e no mundo. Recentemente, os nossos alunos foram estimulados a realizarem pesquisas acerca das religiões mais conhecidas no mundo. Só é possível respeitar aquilo que se conhece muito bem. Assim, a nossa escola cumpre mais uma vez o seu papel quando semeia a cultura da TOLERÂNCIA nos corações e mentes das nossas crianças e jovens.
"Num mundo onde a DIVERSIDADE de IDEIAS, CULTURAS e RELIGIÕES é enorme, a TOLERÂNCIA é uma questão de SOBREVIVÊNCIA." (DENIO MEDEIROS, 2010)
Segue fotos relacionadas com os seminários sobre Religião realiizados pelos alunos em sala de aula no 3º Bimestre de 2010:
Alunos vestidos com trajes religiosos apresentando seminário sobre RELIGIÃO.
Slides da apresentação do Trabalho sobre RELIGIÃO, realizado pelos alunos da nossa escola.

Vamos combater a Exploração do Trabalho Infantil e garantir os Direitos da Criança.

Crianças devem exercitar o corpo com muita brincadeira e exercitar a mente com muito estudo. Não é a toa que se fala muito que o lugar da criança é na ESCOLA. A escola é um espaço voltado ao conhecimento. O papel da escola é estimular a criança visando o aprendizado dos fundamentos necessários  para  que ela seja um bom cidadão e uma boa cidadã. Contudo, a FAMÍLIA também é uma instituição tão importante quanto a escola. O PAPEL DA FAMÍLIA é o de manter um DIÁLOGO CONSTANTE com as crianças e, nesse sentido, a FAMÍLIA É UMA FACILITADORA do trabalho da escola. Quando a escola recebe uma criança que já possui uma cultura pautada no DIÁLOGO e na COMPREENSÃO tudo se torna mais fácil. Não é a toa que dizem: "A primeira escola de uma criança é a FAMÍLIA". Da mesma forma dizem que a primeira catequista de uma criança também é a FAMÍLIA. É a FAMÍLIA que ensina os primeiros passos de uma criança tanto na vida civil quanto na religiosa . Portanto, o trabalho da escola é continuar o que a FAMÍLIA já começou. Tudo isso através de MUITO DIÁLOGO e COMPREENSÃO.
Com isso, verifica-se a necessidade da união de esforços em prol de uma sociedade mais justa onde as crianças tenham os seus DIREITOS GARANTIDOS. Todos unidos, cada um exercendo o seu papel, erradicaremos essa realidade cruel da nossa sociedade: A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Além disso, proporcionaremos às crianças o DIREITO À ALIMENTAÇÃO, AO LAZER, À ESCOLA, A TER UMA FAMÍLIA e A APRENDER UMA PROFISSÃO (sem que, para isso, elas precisem ser exploradas), vivendo assim longe do mundo das DROGAS e dos VÍCIOS que só levam o ser humano a um caminho muitas vezes sem volta: o caminho da MORTE.
Segue as fotos das tarefas realizadas pelos alunos da nossa escola acerca dos temas: EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL e DIREITOS DA CRIANÇA:
Alunos mostrando os DIREITOS DA CRIANÇAS.
Cartazes elaborados pelos Alunos da nossa escola mostrando os DIREITOS DA CRIANÇA.
Alunos elaborando uma Tarefa sobre EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da nossa escola sobre o Tema: EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.
A Frase que resume TUDO.

Passeio Turístico a cidade de Caicó na semana da criança.

Segue fotos de um passeio turístico realizado pelas crianças de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ens. Fund. Pe. Francisco Rafael Fernandes a cidade de Caicó, passeio este realizado na semana da criança. Na ocasião foram visitados pontos turísticos da referida cidade como: o Castelo de Engadi, o Açude Itans, a Psicultura, a Praça da Alimentação, o Colégio Senador Guerra (onde estudou o ilustríssimo Walfredo Gurgel), a Igreja de Sant'Ana e, finalmente, a Ilha de Sant'Ana. Nesta última parada as crianças participaram de brincadeiras com os professores, além de conhecer um pouco da história do local. Houve um intervalo onde as crianças puderam apreciar uma merenda bastante saborosa e, logo em seguida, voltaram as brincadeiras nos brinquedos da Ilha de Sant'Ana, tudo com a supervisão atenta dos funcionários da escola. Os professores e funcionários presentes demonstraram muita responsabilidade na guarda das crianças impedindo que as mesmas participassem de brincadeiras arriscadas.
Passeio no horário da Manhã: Alunos divertindo-se no parque da Ilha de Sant'Ana
A Capela de São Sebastião, na Ilha de Sant'Ana, foi um dos pontos turísticos visitados pelos alunos da nossa escola na Semana da Criança.
Final do passeio no horário da manhã.
Castelo de Engadi, outro ponto turístico de Caicó(RN) visitado pelos alunos de nossa escola.
Parede do Açude Itans, mais um ponto turistico visitado por nossas crianças.
Também visitamos a Psicultura em Caicó.
Anfiteatro da Ilha de Sant'Ana, nossa última parada no passeio.
Última foto tirada no nosso passeio com a turma que foi no horário da tarde.

Dia da Criança com muita DIVERSÃO em nossa escola.

As comemorações do Dia da Criança em nossa escola foram repletas de ALEGRIA e DIVERSÃO como mostra as fotos a seguir:
As Crianças comemorando o dia delas. 

As crianças ansiosas para receber as cestas contendo doces.
Brincadeiras realizadas pelos alunos da nossa escola na comemoração do Dia da Criança.

As crianças participaram de muitas brincadeiras e receberam cestinhas contendo tudo que elas mais gostam: DOCES e GULOSEIMAS. A escola ficou com um sentimento de que esse dia ficará marcado pelo resto da vida dessas crianças como um momento inesquecível  e maravilhoso, ao qual elas nunca mais se esquecerão. Ficamos, também, com uma sensação de dever cumprido. Desejamos profundamente que o sucesso se repita no ano de 2011.

domingo, 24 de outubro de 2010

Impressões sobre a Arte de Salvador Dali mostrada na Oficina de Arte da Feira do Livro do Seridó 2010.

A seguir serão expostas as impressões sobre a vida e a obra do artista espanhol que marcou a história da humanidade com pincel, tinta e muita genialidade.
Em muitas de suas obras, Dali retrata a mulher como uma força da natureza. Algo tão grandioso que a pequenez do homem não é capaz de mensurar e muito menos decifrar.

Em outras obras, o artista transmite uma mensagem clara de que o ser humano e o livro são intimamente ligados. O livro é um bem tão necessário que já faz parte da nossa fisiologia desde a nossa infância. Contudo, para que possamos nos alimentar dessa fonte de nutrientes culturais, artísticos e espirituais, temos que ser estimulados constantemente desde antes de repousarmos o corpo no nosso primeiro berço e, a partir daí, para todo sempre.

A intimidade do ser humano com o nobre exercício da leitura é tão verdadeira que Deus escolheu o Livro Sagrado (A Bíblia) como instrumento para disseminar a Sua Palavra Salvadora entre os novos cristãos que surgiam  e surgem todos os dias.
Portanto, nós anunciamos a todos que queiram ouvir: "Ler é preciso e necessário para que possamos ser capazes de INTERPRETAR as palavras do mundo e A Palavra de Deus. Com isso, através da leitura tornamo-nos seres mais humanos e cidadãos mais conscientes e comprometidos com os nossos papéis na sociedade e na VIDA.

Dali também retratou a relação conflituosa entre o ser humano e a natureza.

Concluindo os comentários acerca do fabuloso artista Salvador Dalí, só nos resta agradecer pela oportunidade de apreciar um pouco do que foi produzido por esta mente brilhante e genial, e cuja imaginação não tinha limites.
Segue um pouco do conteúdo dos Slides apresentados na Oficina sobre a vida e a obra de Dalí. Caso queiram visualizar mais obras de Salvador Dalí, por favor, procure adicionar o contato do funcionário Denio Medeiros no ORKUT. É só acessar o ORKUT, procurar pelo contato DM Digitação e adicioná-lo como amigo. Após o referido funcionário aceitar o convite as obras poderão ser visualizadas.

A vida e a obra do Famoso Artista espanhol Salvador Dalí.

Salvador Dalí nasceu em Figueiras, Espanha, em 1904. Ele foi um dos artistas mais famosos e incríveis do século XX.
São Dalí - Fotografia Marc Lacroix
As obras mais conhecidas de Salvador Dalí são chamadas de surrealistas. A maioria delas é cheia de mistérios e objetos conhecidos que foram modificados e ficaram muito estranhos.
A persistência da Memória, 1931 - Óleo sobre tela.
Dalí pintou imagens que parecem ser bem reais, mas muito difíceis de serem entendidas. Isso porque muitas cenas que ele escolheu para pintar aparecem nos seus sonhos.
Metarmofose de Narciso, 1937 - Óleo sobre tela.
Um pouco antes de Salvador Dalí nascer, algo terrível aconteceu a seus pais: o primeiro filho que eles tiveram morreu. Quando o novo bebê chegou decidiram chamá-lo de Salvador, o mesmo nome do filho que tinha acabado de perder.
Eles tratavam o novo Salvador como se fosse o primeiro, e se tornaram pais super-protetores.
À medida que o segundo Salvador ía crescendo, sua cabeça ía ficando cada vez mais confusa.
Como vivia confuso, Salvador Dalí se comportava de maneira diferente das outras crianças. Ele tinha sonhos estranhos, sentia muito medo e exigia atenção constante.
Salvador Dalí sempre pintava elementos que lembrava sua infância, inclusive o que o assustava quando ele era criança.
Os primeiros dias da primavera, 1929 - Óleo e colagem sobre painel de madeira.
Mesmo depois de adulto, Dalí continuou fazendo coisas para chamar a atenção, como chegar a um evento numa limusine cheia de couves-flores, ou falar sobre sua arte usando um escafrando (roupa de mergulho).
Ele dizia que recebia imagens de outros planetas através de seu bigode, que funcionava como uma antena. As pessoas sempre ficavam curiosas para ver qual seria a próxima invenção de Salvador Dalí.
Dalí sempre teve uma imaginação fantástica e se interessava muito pelas artes. Ele provavelmente começou a pintar aos 8 anos, na casa de verão de sua família, que ficava em Cadaqués, litoral da Espanha, e onde ele sempre passava suas férias.
Cadaqués, 1923 - Óleo sobre tela.
Muitos artistas chegavam do mundo todo para pintar aquele lugar tão bonito. Alguns deles eram amigos da família de Salvador. Ele adorava admirar a paisagem de Cadaqués e, mais tarde, registrou em muitos de seus quadros cenas das lembranças daquela cidade.
O desmame do móvel-alimento, 1934 - Óleo sobre tela.
Quando adolescente, Salvador foi estudar na Escola de Belas-artes, em Madri, na Espanha. No começo tudo parecia ir bem, mas logo ele se cansou do jeito antigo como a arte era ensinada ali.
Dalí se interessou muito pelo novo e excitante tipo de arte que estava sendo criada em Paris, na França. Ele ficou principalmente interessado nos quadros de Pablo Picasso, outro artista espanhol que morava em Paris. Dalí adorava os vários e modernos estilos de pintura que Picasso inventava.
Dalí viajou muitas vezes a Paris. Numa dessas viagens, ele conheceu Pablo Picasso.
Mãe e criança. De Pablo Picasso, 1921. Óleo sobre tela.
Alguns de seus trabalhos mais antigos são muito parecidos com as pinturas que Picasso fez na mesma época.
Vênus e marinheiro. De Salvador Dalí, 1925. Óleo sobre tela.
Em Paris, Dalí ficou interessado em conhecer um grupo de artistas e escritores chamados de surrealistas.
Tempo paralizado. De René Magritte, 1938.
O elefante Célebes. De Max Ernst, 1921.
Os artistas surrealistas, como por exemplo Max Ernst, René Magritte e Joan Miró, criaram uma maneira completamente nova de ver as coisas.
Terra lavrada. De Joan Miró, 1923-24.
Eles geralmente pintavam lembranças dos seus sonhos, ou qualquer coisa que brotasse de repente nas suas mentes. Os surrealistas esperavam que seus estranhos trabalhos fizessem com que as pessoas pensassem e descobrissem sentimentos que não sabiam que tinham. Esses artistas achavam importante ajudar as pessoas a descobrir seus pensamentos mais ocultos.
Os surrealistas gostavam de Salvador Dalí e o convidaram a fazer parte do grupo. Ele logo começou a pintar cenas com elementos que apreciava em seus sonhos.
Prazeres iluminados. Obra de Salvador Dalí, 1929. Óleo e colagem sobre composição em prancha de madeira 24 x35 cm.
Os surrealistas achavam que Dalí tinha uma personalidade tão exótica que às vezes viajavam à Espanha para vê-lo pintar.
Gala Eluard, esposa de um poeta surrealista também foi conhecer seu trabalho. Ela se encantou com as obras de Dalí e com sua estranha personalidade.
Gala também tinha muita imaginação e gostava de atenção tanto quanto Dalí. Eles logo se apaixonaram. Dalí achava Gala a mulher mais bonita do mundo e a usou como modelo em várias pinturas. Como a da imagem a seguir. Gala contribuiu para garantir que Salvador Dalí e suas pinturas fossem notados o máximo possível. Mais tarde, Gala divorciou-se e se casou com Dalí.
Madona de Port Ligat, 1950. Óleo sobre tela.
Muitas das pinturas de Dalí iludem o espectador. Ele frequentemente mostrava que, à primeira vista, as coisas nem sempre são o que parecem ser. Observe a pintura a seguir: podemos ver um grupo de pessoas ou a estátua da cabeça de um famoso filósofo francês.
Mercado de escravos com o busto invisível de Voltaire, 1940. Óleo sobre tela 45 x 65 cm.
É como olhar para as nuvens e imaginar todas as coisas diferentes que se pode ver nelas.
As pinturas de Dalí estavam começando a ficar muito conhecidas na Europa e nos Estados Unidos. Ele não tinha medo de mostrar seus pensamentos ou sonhos mais estranhos em suas obras. Alguns surrealistas, porém, achavam os sonhos de Dalí muito esquisitos.
Às vezes, eles ficavam ofendidos com o que Dalí pintava, como por exemplo, o cruel ditador Adolf Hitler, no quadro abaixo. Dalí achava ridículo os surrealistas pensarem assim e, por isso, saiu do grupo deles. Durante toda a sua vida, ele continuou a pintar exatamente como queria.
O enigma de Hitler, 1939. Óleo sobre tela 100 x 145 cm.
Salvador Dalí viveu até os 85 anos de idade. Ele ficou famoso por suas pinturas, mas realizou também muitas outras coisas.
Dalí fez filmes e escrevia muito bem. Ele trabalhou com famosos diretores de cinema de Hollywood, inclusive com Walt Disney. Dalí também criou e desenhou roupas, frascos de perfume e anúncios para revistas.
Salvador Dalí sempre surpreendia as pessoas com sua autopromoção. Ele é um dos poucos grandes artistas que se tornou tão famoso quanto sua arte.
Embora Dalí exponha pensamentos particulares em suas pinturas, elas se tornam familiares para as pessoas, que as identificam com seus próprios sonhos e pensamentos íntimos.
É divertido ver de perto as pinturas de Salvador Dalí, porque elas se parecem muito com fotografias. Dalí geralmente trabalhava com pincéis bem finos, para que suas pinceladas fossem o mais invisível possível.
As obras que aparecem aqui encontram-se nos museus relacionados abaixo:
  • Fundação Gala - Salvador Dalí, Figueiras, Espanha;
  • Galeria Tate, Londres, Inglaterra;
  • Instituto de Arte de Chicago, Chicago, Illinois, EUA;
  • Museu de Arte da Filadélfia, Filadélfia, Pensilvânia, EUA;
  • Museu de Arte Moderna, Nova York, Nova York, EUA;
  • Museu Ikeda de Arte do Século XX, Sizuoka-Ken, Japão;
  • Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, Madri, Espanha;
  • Museu Salvador Dalí, São Petersburgo, Flórida, EUA;
  • Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, Nova York, EUA.

Visita dos alunos do 6º Ano "A" e "B" à Feira do Livro do Seridó 2010

No último dia 22 de outubro de 2010 (sexta-feira) os alunos do 6º Ano "A" e "B" da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Francisco Rafael Fernandes foram fazer uma visita a Feira do Livro do Seridó, evento realizado na Ilha de Sant'Ana, localizada na cidade de Caicó (RN). A visita foi realizada nos horários da manhã e tarde. Na ocasião foi ministrada uma Oficina sobre a Vida e a Obra do Famoso Artista espanhol Salvador Dalí, além de várias atrações artísticas e culturais que deram um toque especial a Feira do Livro do Seridó neste ano de 2010.
As fotos a seguir foram tiradas na visita feita no horário da manhã à Feira do Livro do Seridó:
Os alunos reunidos no circo montado na Feira do Livro 2010 onde ocorriam apresentações artisticas e culturais.
Uma cena linda: Uma aluna demonstrando interesse pelos livros.
Um grupo de alunos demonstrando interesse pelo Livro.
O livro e a tecnólogia convivendo lado a lado. Deus disse a quem muito é dado muito será cobrado, portanto, peço a todos os alunos que aproveitem essa oportunidade única em suas vidas.
Mais duas crianças que aceitam o livro como companheiro.
Apresentações artísticas e culturais ocorreram durante todo o dia.