Salvador Dalí nasceu em Figueiras, Espanha, em 1904. Ele foi um dos artistas mais famosos e incríveis do século XX.
São Dalí - Fotografia Marc Lacroix |
As obras mais conhecidas de Salvador Dalí são chamadas de surrealistas. A maioria delas é cheia de mistérios e objetos conhecidos que foram modificados e ficaram muito estranhos.
A persistência da Memória, 1931 - Óleo sobre tela. |
Dalí pintou imagens que parecem ser bem reais, mas muito difíceis de serem entendidas. Isso porque muitas cenas que ele escolheu para pintar aparecem nos seus sonhos.
Metarmofose de Narciso, 1937 - Óleo sobre tela. |
Um pouco antes de Salvador Dalí nascer, algo terrível aconteceu a seus pais: o primeiro filho que eles tiveram morreu. Quando o novo bebê chegou decidiram chamá-lo de Salvador, o mesmo nome do filho que tinha acabado de perder.
Eles tratavam o novo Salvador como se fosse o primeiro, e se tornaram pais super-protetores.
À medida que o segundo Salvador ía crescendo, sua cabeça ía ficando cada vez mais confusa.
Como vivia confuso, Salvador Dalí se comportava de maneira diferente das outras crianças. Ele tinha sonhos estranhos, sentia muito medo e exigia atenção constante.
Salvador Dalí sempre pintava elementos que lembrava sua infância, inclusive o que o assustava quando ele era criança.
Os primeiros dias da primavera, 1929 - Óleo e colagem sobre painel de madeira. |
Mesmo depois de adulto, Dalí continuou fazendo coisas para chamar a atenção, como chegar a um evento numa limusine cheia de couves-flores, ou falar sobre sua arte usando um escafrando (roupa de mergulho).
Ele dizia que recebia imagens de outros planetas através de seu bigode, que funcionava como uma antena. As pessoas sempre ficavam curiosas para ver qual seria a próxima invenção de Salvador Dalí.
Dalí sempre teve uma imaginação fantástica e se interessava muito pelas artes. Ele provavelmente começou a pintar aos 8 anos, na casa de verão de sua família, que ficava em Cadaqués, litoral da Espanha, e onde ele sempre passava suas férias.
Cadaqués, 1923 - Óleo sobre tela. |
Muitos artistas chegavam do mundo todo para pintar aquele lugar tão bonito. Alguns deles eram amigos da família de Salvador. Ele adorava admirar a paisagem de Cadaqués e, mais tarde, registrou em muitos de seus quadros cenas das lembranças daquela cidade.
O desmame do móvel-alimento, 1934 - Óleo sobre tela. |
Quando adolescente, Salvador foi estudar na Escola de Belas-artes, em Madri, na Espanha. No começo tudo parecia ir bem, mas logo ele se cansou do jeito antigo como a arte era ensinada ali.
Dalí se interessou muito pelo novo e excitante tipo de arte que estava sendo criada em Paris, na França. Ele ficou principalmente interessado nos quadros de Pablo Picasso, outro artista espanhol que morava em Paris. Dalí adorava os vários e modernos estilos de pintura que Picasso inventava.
Dalí viajou muitas vezes a Paris. Numa dessas viagens, ele conheceu Pablo Picasso.
Mãe e criança. De Pablo Picasso, 1921. Óleo sobre tela. |
Alguns de seus trabalhos mais antigos são muito parecidos com as pinturas que Picasso fez na mesma época.
Vênus e marinheiro. De Salvador Dalí, 1925. Óleo sobre tela. |
Em Paris, Dalí ficou interessado em conhecer um grupo de artistas e escritores chamados de surrealistas.
Tempo paralizado. De René Magritte, 1938. |
O elefante Célebes. De Max Ernst, 1921. |
Os artistas surrealistas, como por exemplo Max Ernst, René Magritte e Joan Miró, criaram uma maneira completamente nova de ver as coisas.
Terra lavrada. De Joan Miró, 1923-24. |
Eles geralmente pintavam lembranças dos seus sonhos, ou qualquer coisa que brotasse de repente nas suas mentes. Os surrealistas esperavam que seus estranhos trabalhos fizessem com que as pessoas pensassem e descobrissem sentimentos que não sabiam que tinham. Esses artistas achavam importante ajudar as pessoas a descobrir seus pensamentos mais ocultos.
Os surrealistas gostavam de Salvador Dalí e o convidaram a fazer parte do grupo. Ele logo começou a pintar cenas com elementos que apreciava em seus sonhos.
Prazeres iluminados. Obra de Salvador Dalí, 1929. Óleo e colagem sobre composição em prancha de madeira 24 x35 cm. |
Os surrealistas achavam que Dalí tinha uma personalidade tão exótica que às vezes viajavam à Espanha para vê-lo pintar.
Gala Eluard, esposa de um poeta surrealista também foi conhecer seu trabalho. Ela se encantou com as obras de Dalí e com sua estranha personalidade.
Gala também tinha muita imaginação e gostava de atenção tanto quanto Dalí. Eles logo se apaixonaram. Dalí achava Gala a mulher mais bonita do mundo e a usou como modelo em várias pinturas. Como a da imagem a seguir. Gala contribuiu para garantir que Salvador Dalí e suas pinturas fossem notados o máximo possível. Mais tarde, Gala divorciou-se e se casou com Dalí.
Madona de Port Ligat, 1950. Óleo sobre tela. |
Muitas das pinturas de Dalí iludem o espectador. Ele frequentemente mostrava que, à primeira vista, as coisas nem sempre são o que parecem ser. Observe a pintura a seguir: podemos ver um grupo de pessoas ou a estátua da cabeça de um famoso filósofo francês.
Mercado de escravos com o busto invisível de Voltaire, 1940. Óleo sobre tela 45 x 65 cm. |
É como olhar para as nuvens e imaginar todas as coisas diferentes que se pode ver nelas.
As pinturas de Dalí estavam começando a ficar muito conhecidas na Europa e nos Estados Unidos. Ele não tinha medo de mostrar seus pensamentos ou sonhos mais estranhos em suas obras. Alguns surrealistas, porém, achavam os sonhos de Dalí muito esquisitos.
Às vezes, eles ficavam ofendidos com o que Dalí pintava, como por exemplo, o cruel ditador Adolf Hitler, no quadro abaixo. Dalí achava ridículo os surrealistas pensarem assim e, por isso, saiu do grupo deles. Durante toda a sua vida, ele continuou a pintar exatamente como queria.
O enigma de Hitler, 1939. Óleo sobre tela 100 x 145 cm. |
Salvador Dalí viveu até os 85 anos de idade. Ele ficou famoso por suas pinturas, mas realizou também muitas outras coisas.
Dalí fez filmes e escrevia muito bem. Ele trabalhou com famosos diretores de cinema de Hollywood, inclusive com Walt Disney. Dalí também criou e desenhou roupas, frascos de perfume e anúncios para revistas.
Salvador Dalí sempre surpreendia as pessoas com sua autopromoção. Ele é um dos poucos grandes artistas que se tornou tão famoso quanto sua arte.
Embora Dalí exponha pensamentos particulares em suas pinturas, elas se tornam familiares para as pessoas, que as identificam com seus próprios sonhos e pensamentos íntimos.
É divertido ver de perto as pinturas de Salvador Dalí, porque elas se parecem muito com fotografias. Dalí geralmente trabalhava com pincéis bem finos, para que suas pinceladas fossem o mais invisível possível.
As obras que aparecem aqui encontram-se nos museus relacionados abaixo:
- Fundação Gala - Salvador Dalí, Figueiras, Espanha;
- Galeria Tate, Londres, Inglaterra;
- Instituto de Arte de Chicago, Chicago, Illinois, EUA;
- Museu de Arte da Filadélfia, Filadélfia, Pensilvânia, EUA;
- Museu de Arte Moderna, Nova York, Nova York, EUA;
- Museu Ikeda de Arte do Século XX, Sizuoka-Ken, Japão;
- Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, Madri, Espanha;
- Museu Salvador Dalí, São Petersburgo, Flórida, EUA;
- Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, Nova York, EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário